#01 - Criatividade Infinita

Como usar as referências, e ser muito mais criativo que 97% dos outros designers, sem copiar o trabalho alheio e apenas se inspirar!

A descoberta consiste em ver o que todos virão, e pensar no que ninguém mais pensou.

Albert Szent Gyorhyi

Já posso começar dizendo que o que você vai ver por aqui, é um conhecimento escasso, que nem 3% dos designers gráficos sabem, ou querem passar a saber. Por isso, para ir direto ao assunto e valorizar o seu tempo, veja o que você vai encontrar nas próximas linhas:

👉Porque você deveria utilizar um Método

👉Os erros que você está cometendo e que estão m@tando a sua criatividade

👉Os 3 segredos para ser um profissional criativo

👉Porque o método funciona

Todo mundo te fala que para ter mais criatividade você tem que ficar sem fazer nada, ir tomar um ar, fazer uma caminhada.

Ser criativo envolve muito trabalho, experimentação, testes, análises, pesquisas e repetição. Não pense que sem trabalhar a criatividade vai brotar na sua frente, porque não vai.

Talvez você esteja aqui por que…

❌Está sem criatividade

❌Cria mais do mesmo

❌Será que a criatividade pode ser ensinada?

❌Eu posso me tornar mais criativo?

E você quer…

✅Criar posts e carrosséis únicos

✅Ter facilidade em criar seus próprios conteúdos

✅Passar menos tempo procurando referências

✅Criar com mais rapidez e assertividade

✅Conseguir clientes através do seu trabalho de qualidade

Então mesmo que você tenha caído de paraquedas por aqui, e se identifica com o que eu acabei de dizer nessas últimas palavras, esse lugar é para você.

Essa estratégia abordada vai funcionar para você que:

✅ Estiver comprometido em rever seus passos

✅ Quiser mudar totalmente a sua forma de pensar

✅ Estiver disposto a trabalhar duro (não necessariamente trabalhar muito, mas de maneira eficiente)

 Os 3 erros que estão mat@ndo sua criatividade

  1. Achar que a criatividade é um dom e que as pessoas nascem com isso

  2. Só é criativo quem é uma pessoa expansiva e quem é introspectivo nunca poderá ser criativo

  3. Só é criativo se tiver muitas ideias ou muita imaginação

Ninguém nasce criativo, a criatividade pode ser construída e criada, a criatividade é um processo e trabalho, ela não é inata e nem cai do céu em um estalar de dedos e é preciso um plano e direcionamento, e você pode ter isso com o MCI (Método de Criatividade Infinita).

Nos próximos minutos te explicarei como o MCI funciona.

Mas por enquanto, você precisa eliminar esses 3 erros entendendo que ter muitas ideias, só parece, mas não é criatividade. (Porque se não está comunicando com as outras pessoas, não é criativo, só está preso dentro da sua própria cabeça)

A imaginação é 1% da criatividade, ela ainda é composta por mais 3 elementos.

Então como é possível conseguir a criatividade? Qual o caminho para ser um profissional mais criativo?

Para ser criativo você precisa:

👉Entender: Ser capaz de analisar um problema

👉Inovar: Olha aquele problema sob uma nova perspectiva

👉Solucionar: Ver o que todos viram e pensar no que ninguém mais pensou

👉Ampliar o uso: Se está só na sua cabeça não ajuda ninguém, coloca no plano da realidade

👉Colocar significado: Sem um contexto, tudo é cópia

O que é feito automaticamente é apenas uma reprodução, e o que é feito a partir de entendimento, inovação, solucionamento, amplificação e significado indubitavelmente se diferencia. Logo, a grande diferença entre criatividade e cópia (plágio) é que a criatividade demanda inventar e construir combinações úteis enquanto a cópia é apenas uma reprodução.

Ser criativo é ter coragem o suficiente para submeter suas ideias à realidade. Já sentiu aquele medo de enviar uma ideia para o cliente e ele não gostar? Esse medo te impede de ser criativo.

E além dele, ainda considero mais 2 medos um grande impeditivo:

❌Medo de não estar bom o suficiente

❌ Medo de não ficar igual à referência que você viu

O medo de criar e não sair do jeito imaginado, te impede de ser criativo, mas é esse fracasso que te define e te torna único. O fato de você não conseguir fazer exatamente igual ao outro profissional que torna a sua ideia original, com as suas próprias ADAPTAÇÕES.

Bárbara Fróes

Sabe quando você fica vendo referências infinitas e parece nunca achar o que você queria e nunca ter ideias o suficiente? É porque o seu cérebro faz você achar que não está pronto e que não pode chegar ao resultado que está vendo à partir de suas pesquisas. O grande segredo para ter boas ideias é testar essas ideias, e não ficar só na busca por referências.

A criatividade é composta por 4 etapas que fazem parte do Método de Criatividade Infinita que eu falei lá atrás lembra? E são elas:

  • Imaginação, análise e eliminação

  • Abastecimento do seu banco de dados

  • Combinação Úteis de Ideias

  • Testes dessas ideias

A imaginação é literalmente o pensamento quando você bate o olho no projeto que está fazendo e tenta entender o que fazer a partir daí. O abastecimento do seu banco de dados é que nem o CHAT GPT, ele só funciona porque algum dia os engenheiros de software alimentaram o banco de armazenamento de dados dele. Nossa cabeça também funciona assim tá? Sem dados, sem funcionamento!

Por fim, as ideias analisadas e as referências são combinadas de forma útil, construindo vários caminhos que serão testados e EXPERIMENTADOS.

Essas 4 etapas da criatividade são os pilares para o MCI o Método da Criatividade Infinita, um sistema que eu utilizo todos os dias nas minhas criações e que foi compartilhada pela primeira vez com os meus alunos do Dominando Carrosséis.

Para você entender como ele funciona, é assim:

Você alimenta seu banco de dados, testa, analisa e elimina o que não faz sentido, combina as melhores opções e por aí vai. Mas para o MCI funciona não é necessário seguir uma ordem única, à depender do projeto que você estiver trabalhando, você pode começar não só por uma ordem específica, pode ser por qualquer um dos pilares:

Por isso, o método é INFINITO e funciona. Você pode ter ideias para criar à partir de qualquer etapa, desde que você passe por todas elas.

Criatividade vem à partir do trabalho e não o contrário.

Se você tiver curtido essa Newsletter me manda um feedback no Instagram? Isso é muito importante para entender como eu posso gerar mais conteúdos de valor como esse para você.

Quer saber como aplicar o método na prática para criar carrosséis super criativos e diferentes e que os clientes amam?

Olha como você pode fazer isso conhecendo o Dominando Carrosséis.

Bibliografia sobre criatividade 

(Livros que eu já li, recomendo e que vão fazer sentido na sua jornada como designer)